Vereador quer que a UBS da Vila Nova passe a vacinar no período da noite
Criar postos fixos de vacinação, contra a Covid-19, que atenda no período da noite e aos sábados de manhã. Essa foi a proposta apresentada pelo requerimento de autoria do vereador Cesar Silva (CIDADANIA) na sessão ordinária da Câmara Municipal de Votorantim, realizada na manhã desta terça-feira (21).
“Nosso requerimento propõe para que a Secretaria da Saúde do Município crie horários alternativos para atender a população, assim muitos não precisariam deixar o trabalho para se descolar até a unidade”, ressalta. O parlamentar lembra ainda que a pandemia causou muito desemprego e aqueles que conseguiram se recolocar no mercado de trabalho, querem se manter a todo custo e sendo assim muitos não querem deixar o trabalho e se descolar a uma unidade de saúde.
De acordo com o requerimento do vereador, a vacinação contra a Covid-19, possivelmente, passará a fazer parte do calendário nacional, assim como já ocorre com outros tipos de vacinas controladas pelo Ministério da Saúde. “Em relação à vacinação contra a Covid-19, convivemos com reclamações diárias da população, quanto às dificuldades de horários que muitos munícipes têm para receberem as doses necessárias da vacina, uma vez que, as unidades de saúde já têm um horário determinado para os atendimentos”, explica Cesar Silva.
Em Votorantim, das quinze Unidades de Saúde do Município que estão aplicando as doses da vacina contra a Covid-19 na população, doze delas atendem somente no horário das 8h às 12h, conforme divulgação recente realizada pela Secretaria Municipal de Saúde; e, outras três, sendo: do bairro Vila Nova Votorantim, do Jardim Cristal e do Parque Bela Vista, esse tipo de atendimento é realizado das 8h às 14h.
Para Cesar Silva, seria uma alternativa para os munícipes, se a Secretaria da Saúde flexibilizasse o horário da vacinação, mantendo um posto de vacinação, no período da noite e postos de vacinação em espaços públicos, nas manhãs de sábado, oferecendo dessa forma, uma oportunidade a mais, para o trabalhador, pai de família, ou para aqueles, que muitas vezes estão encontrando dificuldades com os horários atuais estabelecidos.
O vereador questiona também a possibilidade de criar uma ação permanente para vacinação utilizando as estruturas da UBS da Vila Nova Votorantim que permanece aberta de segunda a sexta-feira até às 22h. Além de criar um posto que atenda aos sábados de manhã de forma permanente.