Vereador questiona número de cuidadores de crianças atípicas em redes municipais
O vereador Fernando Fernandes (PP) apresentou durante a 5ª Sessão Ordinária realizada, excepcionalmente, na sexta-feira (7), requerimento no qual questiona número de alunos que cada profissional deve atender, em se tratando de atendimento dos cuidadores na rede de ensino pública municipal;
Fernando afirma que tem recebido um grande número de mães e responsáveis por crianças atípicas que buscam informações sobre a disponibilidade de cuidadores para crianças com espectro autista ou com outras deficiências, na rede de ensino pública municipal.
Segundo o parlamentar, até pouco tempo atrás, os alunos atípicos eram atendidos por cuidadores, de forma individualizada, hoje porém, existem escolas que querem disponibilizar apenas um cuidador, para atender até três crianças.
Em seu requerimento, o vereador cita ainda que, conforme anunciado pelo governador do estado de São Paulo, as crianças com necessidades especiais, deverão ser atendidas por Profissional de Apoio Escolar para Atividades Escolares (PAE-AEs) conforme o nível de suporte, e que anteriormente, todos recebiam atendimento de forma individualizada.
Com isso, Fernando questiona se Votorantim tem adotado esse critério de atendimento aos estudantes, qual o número atual de alunos da rede de ensino municipal que são atendidos por cuidadores e por Profissionais de Apoio Escolares para Atividades Escolares e se há projeto de planejamento para aumentar a quantidade de cuidadores e desses profissionais.
O parlamentar questiona ainda se os cuidadores e os Profissionais de Apoio Escolar para Atividades Escolares são de empresas terceirizadas e em caso positivo, qual o critério de contratação dessas empresas e se elas fornecem profissionais especializados, capacitados para atender os estudantes com deficiência física e intelectual. Por fim, o vereador questiona se há algum projeto de ampliação na contratação de mencionados profissionais.
Indicação
A indicação do vereador Fernando Fernandes, de nº 122/25, sugere à Administração Municipal que, através do setor competente estude a possibilidade de realizar ação de patrulhamento ostensivo no entorno da E.E. “Prof.ª. Alice Rolim de Moura Holtz”, Rua Anália Pereira, 1.219 - Jardim São Lucas.