Vereador questiona por que UBS do Jardim Archila continua fechada
O presidente da Câmara, vereador Rodrigo Kriguer (PSD) apresentou durante a 1ª Sessão realizada nesta terça-feira (04), requerimento no qual questiona por quais motivos a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Archila ainda não foi reaberta desde que foi fechada para reforma em abril de 2024.
Segundo o parlamentar, “esta UBS têm nove mil prontuários e atende especialmente as populações mais vulneráveis e desde o fechamento da UBS, os moradores da região têm enfrentado dificuldades para acessar serviços de saúde, sendo obrigados a se deslocarem para outras regiões, muitas vezes com transporte precário e altos custos e, isso resulta em demora nos atendimentos e no agravamento de problemas de saúde”, explicou.
Kriguer explica que a UBS mais próxima é a do Rio Acima, porém, para a população idosa, mães de crianças de colo, de crianças atípicas e gestantes, esse fator resultou em um grande transtorno logístico, pois muitas dessas pessoas não têm condições de custear o transporte para o atendimento.
Sendo assim, o vereador questiona se existe a possibilidade de reabertura desse espaço público até o próximo dia 20 de fevereiro e se há funcionários, médicos, dentistas, enfermeiros, entre outros especialistas já contratados para atuarem a partir da data de reabertura já que a comunidade tem manifestado, amplamente, o desejo e a necessidade pela reabertura da UBS, conforme demonstrado em alguns apelos a este vereador.
Além disso, o presidente da Câmara quer saber se haverá um novo aditamento de contrato devido aos danos causados pelas fortes chuvas do último dia 26 de janeiro.
Indicações
O presidente do Legislativo apresentou indicação de nº 010/25 que sugere à Administração Municipal que solicite ao Secretário Municipal de Educação, para que cumpra integralmente o determinado na Lei Municipal 2559/2017, bem como na Lei 14.685/2023, que acrescentou o inciso IV ao art. 5°, § 1°, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB.
É de autoria de Kriguer também, a indicação de Nº 011/25, na qual ele sugere à Administração Municipal que estude a possibilidade da criação de uma Secretaria Municipal de Segurança Pública, assim como indicação de nº 024/25 que sugere que o Executivo estude a possibilidade de criar o Departamento de Bem-Estar Animal dentro da estrutura da Secretaria de Meio Ambiente.