Vereador questiona redução na escala de equipe da UPA Jataí

por Comunicação publicado 28/02/2025 20h36, última modificação 28/02/2025 20h36
4ª Sessão Ordinária, da 1ª Sessão Legislativa, da 15ª Legislatura, realizada em 25/02/2025.

Rogério Lima (Republicanos) apresentou durante a 4ª Sessão Ordinária, realizada na terça-feira (25), requerimento no qual cobra quais as justificativas para a redução na escala da equipe de enfermagem e de médicos da Unidade de Pronto Atendimento "Dr. Daniel Mariano da Silva", a UPA do Jataí.

Segundo o parlamentar, o atendimento desta UPA tem sido prejudicado pela redução na escala de enfermagem, comprometendo a qualidade e a segurança do serviço prestado à população, uma vez que, houve cortes nas horas extras dos funcionários de enfermagem, sob a justificativa de contenção de gastos, impactando ainda mais o atendimento.

Rogério afirma que os médicos plantonistas que atuaram no último mês de janeiro não receberam integralmente pelos serviços prestados, havendo relatos de valores irrisórios pagos como salário e que, funcionários têm relatado clima de coibição e desmotivação, além de aumento de afastamento por estresse.

Diante da situação, o parlamentar questiona qual a previsão para a regularização dos pagamentos dos médicos plantonistas que atuaram no último mês de janeiro, qual a função das assessoras recentemente contratadas para atuar na UPA do Jataí e quais serão as medidas tomadas para garantir que os profissionais de saúde não sejam submetidos a assédio moral e não tenham que trabalhar em ambiente hostil.

Além disso, Rogério questiona qual a fundamentação legal para a exigência de comprovação de viagens e reservas para a concessão de férias aos profissionais da saúde.

Indicação

O vereador Rogério Lima apresentou ainda nesta sessão, a indicação de nº112/25, na qual sugere que a Administração Municipal verifique a possibilidade de reduzir a fila de espera para exames e consultas na especialidade de Otorrinolaringologia.