Vereador questiona segurança nas escolas municipais

por Comunicação publicado 28/06/2022 17h00, última modificação 04/07/2022 10h00
22ª Sessão Ordinária da 2ª Sessão Legislativa, da 14ª Legislatura - 28/06/2022

O vereador Cesar Silva (CIDADANIA) está cobrando a Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria de Educação, através do requerimento aprovado por unanimidade na sessão ordinária da Câmara Municipal, realizada na última terça-feira (28). Cesar questiona se há um plano de ação para a segurança de todas as escolas do Sistema Municipal de Ensino e ainda se todas as unidades estão com o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) em dia.

“Em outra oportunidade eu disse na tribuna que a escola deve ser o local mais seguro dentro da administração pública municipal, por isso estamos preocupados em saber se realmente isso vem ocorrendo, ou seja, todas as medidas de segurança dentro da unidade escolar estão atendendo as normas exigidas pelo Corpo de Bombeiros”, ressaltou o vereador.

De acordo com o parlamentar, ele foi procurado por pais de alunos que questionaram a segurança nos prédios das unidades escolares, principalmente em relação às estruturas de emergência que são oferecidas pelas escolas aos seus alunos, em casos de possíveis incêndios.

Conforme o Corpo de Bombeiros, existem itens obrigatórios que as instituições de ensino precisam disponibilizar para a segurança, não só dos alunos, como também de professores e demais funcionários, e uma delas é, a saída de emergência, entre outros itens básicos necessários para controlar um possível incêndio ou demais situações emergenciais.

O requerimento destaca ainda que é importante que o Executivo faça uma vistoria em todas as escolas municipais, juntamente com o Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Defesa Civil, entre outros órgãos responsáveis, para regularizar e estruturar as escolas com os itens básicos de segurança contra incêndios e demais situações de emergências.