Vereador Rogério Lima cobra ações para prevenção da febre maculosa
O requerimento de autoria do vereador Rogério Lima (PP) apresentado na sessão ordinária desta terça-feira (28), questiona se a Administração Municipal, por meio do setor competente, tem algum estudo ou projeto para implantação de ações contra a febre maculosa em Votorantim.
Conforme o requerimento, é dever da Administração Pública e da Secretaria Municipal de Saúde zelar pela saúde dos munícipes, no que diz respeito à prevenção e cuidados para evitar ou minimizar a incidência da doença febre maculosa.
De acordo com o vereador, relatos a respeito dos casos de febre maculosa nas cidades vizinhas, onde já foram registrados seis óbitos, deixando os demais municípios da região em alerta, dão conta da gravidade dessa doença, e mostram a necessidade desse trabalho de prevenção e conscientização da população. Por isso, ações de orientação à população sobre como identificar as espécies existentes do carrapato no município são de suma importância.
Para o parlamentar, em Votorantim são muitos os espaços onde podem ser encontradas capivaras e esses animais são hospedeiros do carrapato-estrela que é o transmissor da febre maculosa.
Uma das ações que poderiam ser realizadas para combater a proliferação de carrapatos-estrela é a capinação bem rente ao solo, principalmente nas áreas próximas às margens do rio Sorocaba, onde se observa a presença das capivaras, pois segundo informações, a incidência da luz solar pode eliminar o carrapato.