Vereador solicita dados sobre fila de espera para cirurgias de fêmur

por Assessoria de Comunicação publicado 21/02/2020 13h14, última modificação 21/02/2020 13h14
Ação Parlamentar - 4ª Sessão Ordinária, da 4ª Sessão Legislativa, da 13ª Legislatura (21/02/2020)
Vereador solicita dados sobre fila de espera para cirurgias de fêmur

Vereador Heber de Almeida (PDT)

O vereador Heber de Almeida (PDT) apresentou, durante a sessão desta sexta-feira (21), requerimento no qual solicita ao prefeito Fernando de Oliveira Souza (DEM), ao Secretário de Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo, Marco Vinholi, ao Governo do Estado de São Paulo, ao secretário de Saúde do Estado de São Paulo, o Diretor da DRS XVI – diretoria Regional de Saúde de Sorocaba e aos diretores do Hospital Regional, para que informem o motivo pelo qual o município e o estado não respeitam o Estatuto do Idoso, tendo os idosos que se socorrerem de medidas judiciais e muitas delas não cumpridas para tratamento nos casos de fratura do fêmur.

O parlamentar questiona ainda, se há algum projeto da construção de um novo hospital na Região Metropolitana de Sorocaba, e qual o critério adotado para a prioridade de cada paciente, já que, quanto maior a demora, maior o risco de uma complicação ou inversão, tendo em vista que, a forma adotada pela DRS XVI (Diretoria Regional da Saúde), na questão das vagas CROSS é muito criticada por todos os municípios.

“Estamos trazendo hoje mais um requerimento sobre saúde que é assunto recorrente nesta Casa de Leis. Nós temos presenciado, principalmente em nosso PA, casos de cirurgia de fêmur. Essas pessoas estão há mais de 10 dias no PA, não conseguem vir para nosso hospital municipal, e também não conseguem transferência para o Hospital Regional. Isso é um total desrespeito com nossos idosos. É inaceitável estarmos hoje com dois hospitais, mas atendendo 57 cidades. Nós não conseguimos descentralizar. Os munícipes cobram de nós um posicionamento, não querem saber se isso é vaga CROSS, se os nossos Deputados Estaduais são inoperantes, eles querem que as coisas funcionem, porque os impostos chegam. Tentamos contato com deputados da região e não obtivemos retorno, com o DRS e também não tivemos retorno. Quantas vezes as pessoas precisam utilizar recursos judiciais e mesmo assim, muitas vezes os hospitais não atendem as ordens judiciais. Para quê está servindo a Região Metropolitana?”, questionou Heber.

INDICAÇÕES

056/20 - Sugere à administração municipal que por meio da secretaria competente, regularize a rua Tiago Bevilacqua Ramos, no bairro Santo Antônio.