Vereadora cobra informações sobre instituições de ensino no município
A vereadora Lú Ferrari (PT) apresentou durante a 4ª Sessão Ordinária, realizada na terça-feira (25), requerimento no qual pede que a Prefeitura forneça uma série de informações sobre a situação da educação no município.
Lucélia afirma que, apesar de se tratar de uma garantia constitucional, a falta de vagas na educação infantil é uma realidade no cenário brasileiro e que dados apontam que, atualmente, há um total de 19% de crianças brasileiras, entre 4 a 5 anos, fora das pré-escolas. E que para mudar essa realidade em nosso município, os vereadores precisam de diagnósticos para entenderem a demanda do município para a elaboração de leis e fiscalização.
Sendo assim, a vereadora questiona quantas vagas de creche são disponibilizadas no município, discriminando as ofertadas pelas creches municipais, entidades conveniadas e creches particulares; se está previsto um aumento na oferta dessas vagas de creche.
A parlamentar questiona ainda quantas EMEIs e EMEIEFs estão em funcionamento atualmente no município, qual o número de alunos matriculados netas escolas. Além disso, Ferrari questiona quantas EMEIs e EMEIEFs estão em construção, quantas estão em reforma e quantas já foram reformadas; quais os critérios adotados pela Secretaria Municipal de Educação para que as crianças sejam matriculadas e se existem listas de espera para que as crianças sejam matriculadas.
Indicações
Já a indicação de nº 106/25 sugere a realização de estudos sobre a possibilidade da instalação de banheiros químicos móveis na feira livre aos domingos no bairro Vila Nova Votorantim e nas demais feiras que ainda não possuem essa prestação de serviço público, tanto para as necessidades básicas dos feirantes quanto de toda a população.
E a indicação de nº 107/25 sugere a revitalização completa na Praça do Jardim Clarice, localizada Rua Júlia Martins Domingues, nº 843.