Vereadora cobra políticas públicas para pessoa idosa no município
Lú Ferrari, vereadora do PT, apresentou durante a 3ª Sessão, realizada na terça-feira (18), requerimento no qual questiona se a pasta responsável pela pessoa idosa no município fará a inclusão sobre as politicas públicas à pessoa idosa na elaboração das próximas diretrizes orçamentárias e do planejamento do Executivo.
A parlamentar afirma que o Brasil segue uma tendência mundial de envelhecimento da população - resultado da combinação do aumento da expectativa de vida com a queda da natalidade e hoje, a população brasileira tem a expectativa de vida de 76,4 anos.
Além disso, o Estatuto da Pessoa Idosa garante à pessoa idosa sua cidadania, bem-estar e proteção em todos os aspectos da vida, principalmente relacionados a abusos, maus-tratos e crimes, e que por isso, é dever de todos zelar pela dignidade do idoso, colocando-o a salvo de qualquer tratamento desumano, violento, aterrorizante, vexatório ou constrangedor. (Estatuto do Idoso – Artigo 10, § 3°).
Sendo assim, Ferrari quer saber quais as articulações de recursos públicos e privados estão sendo ou serão realizadas em benefício da pessoa idosa e se existe estudo sobre a construção de um Centro de Referência da Pessoa Idosa na cidade.
Além disso, ela questiona se existe a possibilidade de entrega domiciliar de remédios fornecidos pelo Poder Público para os idosos acamados ou não e questiona qual é o atual orçamento para o desenvolvimento das políticas públicas da pessoa idosa.
Indicações
A vereadora apresentou também indicações ao Executivo. A primeira, de nº 081/25, sugere à Administração Municipal que estude a possibilidade junto ao setor competente, da implantação de lombada ou redutor de velocidade na Rua Silvio Piccinato, altura do número 79, na Vila Domingues.
Já na sua indicação de nº 082/25, a parlamentar sugere a limpeza na área situada em frente ao número 356 da Rua Francisco Verdugo, no Jardim Serrano por conta de inúmeras aparições de escorpiões. Sugere também que seja colocada placa de “Não jogue Lixo” nesse local.
Por fim, a sua indicação de nº 083/25 sugere a remoção dos bancos de concreto quebrados da Praça Zeca Padeiro, assim como a retirada dos tutores das árvores na mesma praça.