Vereadora questiona cuidados com servidores trabalhando expostos ao sol
A vereadora Lú Ferrari (PT) apresentou durante a 5ª Sessão Ordinária realizada, excepcionalmente, na sexta-feira (7), requerimento no qual solicita que o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais obteve respostas do Executivo com relação às medidas, que estão sendo ou serão adotadas para a segurança da saúde e bem-estar dos servidores municipais que realizam serviços expostos diariamente ao sol.
De acordo com a parlamentar, a exposição do ser humano ao sol excessivo, se o limite máximo for ultrapassado, pode causar sérios problemas de saúde, a curto e médio prazo, tais como: alterações na pressão arterial; dores de cabeça; desidratação; insolação; vertigem entre outros. E a longo prazo, os danos à saúde são ainda mais graves, como por exemplo, o câncer de pele.
Com isso, a vereadora solicita que atual Administração informe se o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais obteve respostas quanto aos seus questionamentos e em caso positivo, solicita que seja enviada uma cópia do documento.
Lú questiona ainda quais são os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) que os servidores possuem e utilizam para realizar atividades em exposição ao sol, e se a prefeitura disponibiliza protetor solar para os trabalhadores. Em caso negativo, a vereadora quer saber por qual motivo não é disponibilizado.
A parlamentar questiona ainda se existem conversas entre funcionários públicos, Sindicato dos Funcionários Públicos e a atual Administração sobre a viabilidade e flexibilidade de troca de horários para os funcionários, especificamente nos dias de sol escaldante.
Indicações
Lú Ferrari apresentou também a indicação de nº 121/25 que sugere à Administração Municipal que o setor competente avalie a possibilidade de disponibilizar a população o uso dos bebedouros públicos com água potável em praças e espaços de lazer público.