Câmara divulga balanço trimestral de despesas
Os 12 gabinetes, 11 dos vereadores, mais o da presidência, da Câmara Municipal de Votorantim gastaram juntos nos meses de Junho, Julho e Agosto deste ano, um total de R$ 31.243,55 entre aluguel de máquina reprográfica, combustível, material de escritório, postagem de cartas, pedágio, refeição de viagem, manutenção de veículo e estacionamento.
A divulgação dos gastos por gabinete, por setor e empenhos de forma mais transparente entrou em vigor após a aprovação do Projeto de Resolução 004/21, de autoria do presidente da Câmara, vereador José Cláudio Pereira, “Zelão” (PT), que regulamenta a divulgação de dados referentes às atividades administrativas, legislativas e orçamentárias da Câmara Municipal, aprovado durante a 17ª Sessão Ordinária realizada em 29 de junho.
Conforme divulgado no Portal da Transparência do Poder Legislativo, assim com no site da Câmara, no mês de junho, o primeiro após a aprovação da resolução, o gasto total dos 12 gabinetes foi de R$ 8.163,35, dos quais R$ 2.230,07 foram utilizados com combustível, R$ 4.459,65 no aluguel de máquina reprográfica, R$ 681,05 com material de escritório, R$ 43,78 relativos a postagens, R$582,70 gastos com pedágio, R$116,10 refeição de viagem, R$ 30,00 com manutenção de veículo e R$20,00 com estacionamento.
O gabinete com o maior total de gastos foi o do vereador Murilo Piatti (PSDB). No total, foram contabilizados R$ 1.610,84 divididos em: R$ 343,05 referentes ao aluguel da máquina reprográfica, R$ 928,36 em combustível, R$ 105,83 de material de escritório, R$117,50 de pedágio e R$ 116,10 em refeição de viagem. O gabinete do vereador Rogério Lima (PP) vem na sequência com o total de R$ 877,91 gastos.
O vereador Pastor Lilo (DEM) apresentou apenas R$ 385,95 em gastos neste mês de junho, seguido pelo vereador Mauro dos Materiais (PTB) com R$ 389,97 apresentados.
Confira aqui a tabela com os gastos referentes aos gabinetes no mês de junho.
JULHO
No mês de julho, segundo os dados disponíveis no site do Legislativo, os 12 gabinetes contabilizaram R$13.301,49 em despesas, ou seja, R$ 5.138,14 a mais, o que significa um aumento de 62,9% em relação ao mês anterior. Os gastos foram divididos da seguinte forma:
R$ 4.459,65 direcionados ao aluguel das máquinas reprográficas, R$1.997,20 referentes ao gastos com combustível, R$1.009,58 destinados à compra de material de escritório, R$ 26,75 para postagem, R$ 465,10 para pedágios, R$71,80 em refeições em viagens e R$ 5.271,41 direcionados à manutenção da frota.
O aumento expressivo nas despesas se deve à manutenção dos veículos destinados ao uso dos parlamentares realizada neste mês por conta do recesso parlamentar, que permitiu que fossem realizados os reparos necessários uma vez que os mesmos estariam parados durante o período.
Neste mês, o gabinete que apresentou as maiores despesas foi, novamente, o do vereador Murilo Piatti (PSDB). No total, foram contabilizados R$ 4.033,41 divididos em: R$ 343,05 referentes ao aluguel da máquina reprográfica, R$ 523,37 gastos em combustível, R$ 90,35 destinados à compra de material de escritório, R$104,90 com pagamento de pedágio, R$ 71,80 pagos em refeição realizada durante viagem e R$2.899,94 utilizados na manutenção do veículo que precisou trocar os quatro pneus, válvulas, kit do amortecedor dianteiro entre outros reparos devido ao desgaste de utilização. Em seguida, os gastos do vereador Thiago Schiming (PSDB) com o total de R$ 1.116,66 gastos, sendo, R$343,05 referentes ao aluguel da máquina reprográfica, R$244,32 do abastecimento de carro oficial, R$93,44 de material de escritório, R$64,90 pagos em pedágios e R$370,95 destinados à manutenção do veículo.
Apesar da manutenção de veículos ter aumentado expressivamente o resultado final de despesas dos parlamentares, o vice-presidente da Câmara, vereador Gaguinho (PTB) apresentou
R$ 695,05 em despesas do gabinete. Já o vereador Pastor Lilo (DEM) foi o que apresentou os menores gastos, com R$ 626,94 contabilizados.
Confira a planilha de gastos dos gabinetes no mês de julho.
AGOSTO
As despesas do mês de agosto foram fixadas em R$9.778,71, divididos em
R$4.370,34 gastos com o aluguel das máquinas reprográficas, R$ 2.787,09 destinados ao abastecimento dos veículos da frota oficial do legislativo, R$ 744,68 direcionados à compra de material de escritório, R$ 411,30 pagos em pedágio, R$417,30 destinados ao pagamento de refeição em viagens, R$ 1.048,00 pagos para manutenção dos veículos.
Em comparação aos meses anteriores, agosto apresentou despesas cerca de 19,78% mais altas do que junho e aproximadamente, 26,49% menores do que julho.
O gabinete do vereador Murilo Piatti (PSDB) mais uma vez, foi o que mais apresentou notas de despesas. Fora o aluguel da máquina reprográfica, foram R$1.003,39 gastos em combustível, R$89,45 em material de escritório, R$28,10 em pedágio, R$417,30 apresentados em notas de alimentação em viagens e R$468,00 destinados à manutenção do veículo. Em seguida, Rogério Lima (PP) apresentou o segundo maior montante gasto neste mês. Fora aluguel da máquina reprográfica que é fixo, o vereador apresentou R$445,92 em despesas com combustível, R$58,87 em material de escritório, R$35,50 em pedágio e R$40,00 na manutenção do veículo.
Neste mês de agosto, os menores gastos ficaram a cargo dos vereadores Mauro dos Materiais (PTB) com R$417,09 gastos e Luciano Silva com R$404,28 gastos.
Confira a planilha de gastos fixados em agosto dos gabinetes.
QUILÔMETROS RODADOS
Nos três meses contabilizados pelo setor administrativo da Câmara Municipal, os veículos oficiais rodaram um total 12.662 km. Em Junho todos os veículos, somaram 4.060 quilômetros rodados e os veículos dos gabinetes com mais quilômetros rodados foram de Murilo Piatti (PSDB) com 1.457 km, Rogério Lima (PP) com 826 km e Gaguinho (PTB) com 523 km rodados. Já os que menos utilizaram os carros oficiais foram os vereadores Ita (CIDADANIA) com 74 km, Pastor Lilo (DEM) com 21 km, Mauro dos Materiais (PTB) com apenas 4 km rodados e o carro oficial gabinete da presidência que não deixou a garagem da Casa de Leis.
Já no mês de julho foram percorridos 3.305 km com os veículos oficiais. Os que mais rodaram foram os veículos dos gabinetes dos vereadores Murilo Piatti com 1.003 km rodados, Rogério Lima com 555 km, e do presidente da Câmara, vereador José Cláudio Pereira “Zelão” com 420 km. Os veículos menos utilizados foram os dos vereadores Luciano Silva com 118 km, Pastor Lilo (DEM) com 32 km, Ita com 22 km.
Por fim, o mês de agosto foi o que apresentou aumento na somatória total da quilometragem dos veículos contabilizando 5.297 km rodados. Dois gabinetes não contabilizaram quilometragem, o gabinete da presidência e do vereador Mauro dos Materiais. As menores quilometragens
foram dos automóveis dos vereadores Ita com 218 km rodados, Pastor Lilo com 195 km e Luciano Silva com 169 km. Já os veículos com as maiores quilometragens contabilizadas foram dos vereadores Murilo Piatti (1.819 km), do vereador Rogério Silva com 731 km e do presidente da Casa de Leis, José Cláudio Pereira “Zelão”.
TRANSPARÊNCIA
As informações referentes às atividades administrativas e legislativas da Câmara Municipal estão com acesso facilitado no site. No menu lateral do site do Legislativo no tópico Processo Legislativo é possível encontrar as pautas das sessões legislativas; projetos legislativos acompanhados da exposição de motivos, autoria e eventuais Emendas etc.
Já no tópico Transparência os interessados encontram informações referentes à licitações e contratos, com todas os despachos referentes aos processo licitatórios e compras diretas; ouvidoria, gastos de gabinetes e setores, atividades administrativas legislativas , despesas com servidores terceirizados; despesas com estagiários e relatórios produzidos pelo Controle Interno.