Vereadores querem implantação de Sistema de Cidade Digital em Votorantim

por sandra — publicado 07/11/2019 16h15, última modificação 07/11/2019 16h48
Ação Parlamentar - 37ª Sessão (29/10/2019)
Vereadores querem implantação de Sistema de Cidade Digital em Votorantim

Vereador Luciano (DEM)

Os vereadores Pr. Dr. Luiz Carlos (PSL) e Luciano Silva (s/ partido) apresentaram, durante a sessão desta terça-feira (28), requerimento no qual questionam a atual administração municipal para que informe quais são os serviços online oferecidos ao cidadão.

Os parlamentares questionam também, se o atual portal da prefeitura tem atendido as demandas da cidade e qual foi o investimento na área digital, com o objetivo de melhorar o atendimento à população através dos mecanismos atuais disponíveis e se, existe a possibilidade de ser criado um "Portal do Cidadão", mais abrangente, com funcionamento online, no qual os munícipes tenham maior facilidade na retirada de suas certidões e também, para negociar dívidas ativas através do sistema digital. Luciano e Pr. Dr. Luiz Carlos questionam ainda, se o Poder Executivo poderia efetuar contato com a Prefeitura de Anápolis, para conhecer melhor o Sistema da Cidade Digital implantado naquele município.

 “Elaboramos juntos esse requerimento após termos participado no Congresso dos Municípios, em Campos do Jordão, onde pudemos conhecer diversas tecnologias e projetos que vêm dado certo em outras cidades. A Cidade Digital faz parte da cidade inteligente, compartilhamento de objetos, consumo de energia e água por meio de aplicativos etc. São diversas as facilidades que podemos trazer para o município. E isso é possível sim e com baixo custo. Por exemplo, um aplicativo citado pelo prefeito de Anápolis, o próprio munícipe gera por aplicativo um protocolo para tapa buraco”, exemplificou Luciano.

“Há um desejo muito grande do Legislativo em aplicar coisas novas para a cidade. Não podemos ver a digitalização de documentos como mais um gasto, mas, como investimento. Hoje você paga um documento e demora de 3 a 4 dias para a prefeitura dar baixa, além disso, o pior é que muitas vezes a pessoa nem sabe que tem esse débito. A tecnologia vem para trazer mais eficiência produzindo muito mais com menos. Anápolis é a 6ª melhor cidade em tecnologia, e o prefeito de lá nos falou sobre todos os benefícios que a tecnologia pode trazer para o município. Vamos pegar uma escola ou uma UBS aqui do município e implantar o sistema, assim podemos ver como funciona”, sugeriu o vereador Pr. Luiz. Carlos.