Vereadores solicitam informações sobre utilização de trabalho de reeducandos no município

por sandra — publicado 12/11/2019 17h35, última modificação 12/11/2019 17h46
Ação Parlamentar - 39ª Sessão (12/11/2019)

Vereador Pr. Dr. Luiz Carlos (PSL)

Os vereadores Pr. Dr. Luiz Carlos (PSL) e Luciano Silva (DEM) apresentaram, durante a 39ª sessão ordinária, realizada nesta terça-feira (12), requerimento no qual questionam a atual Administração Municipal sobre o número atual de reeducandos que trabalham em nosso município e quantas Secretarias estão sendo beneficiadas com esta mão de obra.

Os parlamentares questionam também, se existe a possibilidade de ser requisitada a mão de obra de mais reeducandos, para atuarem em outras Secretarias que ainda não dispõem desses serviços e se existe algum planejamento, no sentido da valorização e reestruturação do programa dos reeducandos em nosso município.

“Este é mais um requerimento que trazemos ao município após participação no 63° Congresso Estadual de Municípios e no qual falamos sobre a FUNAP - Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso. Queremos que a Prefeitura tire algumas dúvidas sobre o trabalho que vem sendo realizado em nosso município com os reeducandos, se isso tem sido a divulgado e se existe algum planejamento, no sentido da valorização e reestruturação do programa dos reeducandos em nosso município. Este é um trabalho que pode ser bastante aproveitado pelas secretarias e contribui para a inclusão e reintegração social das pessoas presas, trazendo oportunidade de melhorias em suas condições de vida por meio da qualificação profissional e oportunidades de inserção no mercado de trabalho e ressocialização”, explica Luciano.

“Estivemos no congresso e foram muitas palestras e estudos e o diretor executivo da fundação nos relatou o trabalho deles. Me vem a cabeça: como é que você vai contratar um reeducando quando temos mais de 11 milhões de desempregados no país, porém, são situações diferentes. Nesse caso, trata-se de uma reeducação e reinserção em sociedade. Estamos falando de oportunidade e inclusão. Quando você tira essa pessoa do sistema prisional, estamos retirando esse sujeito da vida do crime, ele vai trabalhar, cansar e não vai ter tempo para pensar em praticar delitos. Tenho a esperança de que o prefeito venha a entender as vantagens de aproveitamento dessa mão-de-obra, pois, com isso, teremos inúmeros benefícios para nosso município”, explicou o vereador Pr. Dr. Luiz Carlos.

Vereador Luciano da Silva

Nº 521/19 - Sugere à Administração Municipal que o setor competente estude a possibilidade da implantação de uma lombada na Rua Luiz Galli, no Bairro Parque Bela Vista, e se possível transformar a via em mão única de direção.